top of page
Coz&Infâncias.png

Inscrição das escolas para curso de formação de educadores do ensino infantil e fundamental 1.


SÃO APENAS 4 VAGAS para escolas em São Paulo, para curso de formação de educadores do ensino infantil e fundamental 1.

 

  • 2 vagas para escolas particulares (cuja inscrição e participação dependem de investimento que viabiliza a participação de seus educadores, além do “apadrinhamento” de escolas públicas participantes) 

  • 2 vagas para escolas públicas (cuja inscrição e participação é gratuita)

CADASTROS ATÉ 06 DE JUNHO DE 2022

LABORATÓRIO COZINHAS E INFÂNCIAS

O Lab Cozinhas & Infâncias é um percurso de diálogos colaborativos, que acontece ao longo de 1 semestre, voltado especialmente para educadoras e educadores do ensino infantil e fundamental. É um convite para o debate sobre as mais diversas perspectivas de (re)conexão ao alimento, por meio do acesso à conteúdos, vivências e reflexões sobre as práticas possíveis no chão da escola, para a inserção do tema da alimentação nos currículos pedagógicos, desde a primeira infância.

Neste percurso, os participantes são estimulados a colaborar para a elaboração conjunta de proposições voltadas para crianças, sobre temas relacionados aos sistemas alimentares, à biodiversidade, aos agrotóxicos, à reciclagem, ao aproveitamento integral dos alimentos, nutrição, entre outros, em perspectiva à educação intercultural e ao pensamento decolonial.

Os conteúdos das aulas dialogam com as relações étnico-raciais, o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, além da história e cultura dos vários povos e etnias em seus diferentes territórios.

Além dos diversos temas ligados ao alimento, o curso aborda a possibilidade de desenvolver as habilidades sócio emocionais como a empatia, autonomia, cooperação, responsabilidade , cidadania, auto conhecimento e auto cuidado junto aos estudantes.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 45 horas.

18 AULAS ONLINE SÍNCRONAS COM 1:30h DE DURAÇÃO CADA

3 ENCONTROS PRESENCIAIS COM 3 HS DE DURAÇÃO CADA ("oficinas práticas")

Ao final da jornada, os educadores recebem o certificado do Instituto Comida e Cultura e do Núcleo de Apoio à Pesquisa do Instituto de Estudos Avançados da USP.*

bottom of page